EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
Reclamar não significa apenas expor ao público consumidor um profissional liberal, uma empresa fornecedora de produtos ou serviços. Reclamar é, antes de tudo, um exercício de cidadania garantido pela Constituição Federal e protegido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O consumidor cidadão – aquele que não abre mão de seus direitos - pode e deve protestar contra tudo que contraria o que consta na lei, seja na CF/88, no Código Civil, no CDC ou em outras normas especiais.
A ofensa ao consumidor configura ilícito administrativo sujeito a sanção porque fere a letra expressa da lei que salvaguarda os interesses do consumidor de produtos ou de serviços. Então, reclamar é preciso e faz bem.
O Procon de Tangará da Serra não divulga o ranking das empresas que mais se destacam por reclamações de consumidores. Pelo que se extrai das redes sociais, a Energisa, ao lado das Teles e do Samae, deve liderar a disputa entre as empresas mais criticadas pela população.
Da mesma forma e ainda com mais razão, o consumidor tem o direito de protestar, de reclamar e de cobrar qualidade, eficiência e eficácia nos serviços que são de prestação obrigatória pelo poder público (Município, Estado e União).
Tangará Reclama sobre o quê?
A página da Bronca Popular no Facebook (https://www.facebook.com/abroncapopular/) está aberta para receber, ouvir e repercutir reclamações sobre os serviços que são de responsabilidade do poder público. Você pode ainda mandar sua reclamação pelo Whatsapp (65) 99978.4480.
Você pode usar esse canal e, se preferir, sua identidade será mantida sob sigilo, para reclamar sobre o que quiser, inclusive sobre: saúde pública, educação, transporte escolar, transporte público, conservação de ruas e estradas vicinais, coleta de lixo, esgotamento sanitário, iluminação pública, transporte de pacientes da zona rural para tratamento em Tangará e de Tangará para Cuiabá.