Edésio Adorno
Tangará da Serra
Pesquisa de tendência de voto realizada pela Franco & Rodrigues Comunicação Social e Empreendimentos aponta que o prefeito de Brasnorte, Mauro Rui Heisler (PSD), que busca à reeleição, lidera as intenções de voto com 41,8%. Em segundo lugar aparece o empresário Edelo Marcelo Ferrari (DEM) com 32,2%.
A pesquisa foi contratada por uma emissora comunitária - Rádio Amazônia FM da Associação de Amigos e Moradores de Brasnorte – pelo preço de R$ 3.500,00. O estatístico responsável pela pesquisa, Augusto Silva Rocha (CONRE7655), é um expert em fraudar pesquisas eleitorais pelo Brasil afora. Ele próprio já confessou suas presepadas a revista Época, do grupo Globo de Comunicação.
Leia mais: Candidato a vereador do PSC de Brasnorte usa rádio comunitária para contratar pesquisa eleitoral
Caso de polícia
O que chama a atenção, pela clareza nos indícios de fraude, é a margem de erro da pesquisa realizada pela Franco & Rodrigues Comunicação Social. Ora, quanto menor o universo consultado, maior é a margem de erro.
O colégio eleitoral de Brasnorte é formado por algo em torno de 11.480 eleitores. Foram entrevistadas 260 pessoas. Para qualquer estatístico do Brasil ou do mundo, a margem de erro dessa pesquisa é de 6%.
Nunca, jamais de 2,83%, conforme foi divulgado.
Diminuir a margem de erro sem aumentar o número de entrevistados é forte indicio de fraude
Segundo a pesquisa, Mauro Rui tem 41,8%. Considerando a margem de erro de 6%, ele pode ter entre 35,8% a 47,8%. Edelo Marcelo Ferrari (DEM) que aparece com 32,2%, pode ter entre 26,2% a 38,2%.
Esse simples detalhe imprestabiliza a pesquisa e a torna sem valor algum. Além, é claro de evidenciar dolo, fraude e o proposito claro de manipular a opinião pública. É caso de polícia!
A auditagem dos questionários pode revelar coisas ainda mais estapafúrdias. Pode também instruir inquérito da Policia Federal e servir de base para eventual ação do Ministério Público Eleitoral. O caso é grave e não pode ficar impune.
Eloir petry 07/10/2020
jogo sujo é fácil de faser tá com a máquina pública nas mãos teria que abrir um inquérito pra investigar esse prefeito sujo
1 comentários